Dizer que a maioria das pessoas passa boa parte de seus dias nas mídias sociais não seria um exagero. Não no mundo de hoje.
A mídia social tornou-se parte integrante da vida e das rotinas diárias das pessoas. Algumas são tão viciadas que a primeira coisa que fazem depois de acordar é verificar seus feeds de mídia social.
Dada a importância das mídias sociais na vida dos consumidores, profissionais de marketing e empresas migram para plataformas sociais na esperança de se conectarem com seus clientes-alvo. No entanto, há uma sobrecarga de conteúdo nas mídias sociais e a concorrência é muito alta. Pode ser extremamente difícil para você se destacar, a menos que você tenha uma estratégia clara de marketing de mídia social.
Manter-se atualizado sobre as últimas tendências de mídia social pode ajudar a alimentar sua estratégia e fazer você se destacar na multidão. Aqui estão oito tendências de mídia social que você precisa conhecer para 2024.
Conteúdo efêmero continuará ganhando popularidade
Conteúdo efêmero é algo disponível apenas por um curto período de tempo. Os stories do Instagram e Snapchat são exemplos perfeitos desse tipo de conteúdo.
Hoje, a atenção das pessoas é curta e a maneira como elas gostam de consumir conteúdo também mudou. É por isso que formatos de conteúdo como os stories se tornaram populares. Eles são curtos, envolventes e viciantes, de maneira que as pessoas podem passar horas visualizando um stories após o outro.
Isso é evidente pelo aumento substancial dos usuários ativos diários dos stories do Instagram, como mostrado abaixo.
Os profissionais de marketing perceberam essa tendência e continuarão a aproveitá-la para serem beneficiados. De acordo com este recente relatório da Hootsuite, 64% dos profissionais de marketing já incorporaram os stories do Instagram em suas estratégias ou planejam fazer isso.
Outro estudo sugere que as marcas publicam uma história uma vez a cada quatro dias, novamente provando o ponto que elas estão ficando cada vez mais populares.
Plataformas sociais de nicho terão bom desempenho
O Facebook e o Instagram já dominam as mídias sociais como as maiores e mais populares plataformas há muito tempo. No entanto, nos últimos anos, várias outras plataformas de mídia social de nicho não apenas surgiram, como também subiram significativamente à fama.
O TikTok, por exemplo, é uma dessas plataformas que começou em 2016 e imediatamente ganhou popularidade entre os jovens. As empresas B2B preferem o LinkedIn por suas iniciativas de mídia social, enquanto a comunidade de jogos se concentra no Twitch. Existem várias plataformas alternativas de mídia social que estão ganhando popularidade e continuarão a fazê-lo em 2024 e nos próximos anos.
Instagram pode remover curtidas
O Instagram é uma das maiores redes sociais e quaisquer mudanças importantes implementadas aqui podem moldar o cenário das mídias sociais. Uma dessas grandes mudanças é a possibilidade de o Instagram remover o recurso de curtidas de postagens.
O Instagram testou recentemente essa proposta em um teste beta e poderá aplicar em breve essa alteração globalmente. A lógica que ele forneceu é que gostos determinam o valor social de uma pessoa e esperar por essa validação é prejudicial à saúde mental das pessoas.
No entanto, muitas pessoas rejeitam completamente o motivo e pensam que o Instagram quer implementar essa mudança para ganhar mais. As marcas pagam enormes quantias de dinheiro aos influenciadores para promover seus produtos. Nada desse dinheiro vai para o Instagram. De fato, o marketing de influenciadores se tornou tão popular que as marcas estão se afastando dos métodos tradicionais de marketing, como a publicidade.
Se o Instagram remover curtidas, as marcas não poderão medir o impacto direto de suas campanhas tão facilmente quanto agora. Isso pode incentivar algumas marcas a investir em anúncios do Instagram, pois assim elas podem rastrear facilmente seus ROIs.
Um cenário em que o Instagram remove likes e leva mais profissionais de marketing a migrar para o recurso de anúncios pode ser transformador para o marketing de mídia social. Isso não afetará apenas os influenciadores, mas também poderá incentivar outras redes sociais a tomar essas medidas.
O comércio social irá se expandir
Plataformas de mídia social como o Instagram, Pinterest e Facebook são usadas há muito tempo pelas marcas para que elas possam vender os seus produtos. O comércio social tornou-se uma nova avenida de varejo para marcas e essa tendência só ficará mais forte.
O comércio social está a caminho de se tornar um canal de varejo convencional juntamente com outros meios, como sites e lojas offline. Essa tendência se fortalecerá ainda mais, com mais e mais redes sociais introduzindo recursos relacionados a vendas.
De postagens patrocinadas às lojas do Instagram, as redes sociais estão evoluindo continuamente para se tornarem plataformas de varejo. Marcas e profissionais de marketing irão aproveitar esses recursos e incorporar o comércio social em suas estratégias de vendas.
Conteúdo de vídeo será dominante
O conteúdo de vídeo é uma das formas mais atraentes de conteúdo e, em breve, dominará a mídia social como um vencedor claro de todos os outros tipos de conteúdo. Sejam vídeos de formato curto, como os populares no TikTok ou stories, ou conteúdo de formato longo no YouTube, os vídeos são o futuro do conteúdo de mídia social.
De acordo com um estudo da Cisco , até 2022, 82% de todo o conteúdo online será de vídeo. Isso mostra claramente como é importante começar a utilizar o conteúdo de vídeo para permanecer relevante no domínio da mídia social.
Se você não está criando vídeos no momento, é hora de incluí-los em sua estratégia de conteúdo. Em um futuro próximo, os vídeos dominarão as mídias sociais e quem não perceber isso terá dificuldades.
Você pode começar usando recursos como o stories, tanto para seu conteúdo de mídia social quanto para anúncios. Você também pode adicionar vídeos às suas postagens de mídia social, mesmo em plataformas tradicionalmente dominadas por conteúdo de imagem ou texto.
A adoção de tecnologia estará em alta histórica
A mídia social verá um aumento na adoção de tecnologias como realidade aumentada e realidade virtual. À medida que essas plataformas crescem, os usuários exigem experiências melhores e mais atraentes e essas tecnologias podem fazer isso acontecer.
O Facebook já está dando grandes passos nessa direção com a introdução do Horizon, seu mundo social virtual. Esse é um tipo de mundo virtual onde as pessoas podem se conectar, jogar e explorar. Este é o próximo nível de conexão social e pode muito bem ser o futuro das mídias sociais.
Embora a adoção da realidade virtual nas mídias sociais ainda esteja em estágio inicial, o mesmo não pode ser dito sobre a realidade aumentada. Os filtros de realidade aumentada agora estão sendo usados em várias plataformas importantes, como o Snapchat e o Instagram. Eles foram introduzidos como um meio de aprimorar o conteúdo visual compartilhado nas mídias sociais e são amplamente populares.
O marketing de influenciadores continuará crescendo
O marketing de influenciadores não é uma tendência nova, mas ela permanecerá por um tempo. A mídia social hoje é dominada por influenciadores que recebem quantias exorbitantes para promover marcas.
A adoção dessa tendência pode ser vista de ambas perspectivas. Podemos ver um grande aumento no número de influenciadores nas mídias sociais. Em segundo lugar, podemos ver o aumento dos gastos de marketing no marketing de influenciadores das empresas.
Investir em influenciadores é muito mais barato que em campanhas publicitárias pagas e, no entanto, oferece bons resultados. Além disso, os influenciadores podem ajudar os profissionais de marketing a atingir uma variedade de objetivos de marketing e não apenas gerar leads. Essas são as duas principais razões pelas quais o marketing de influenciadores se tornou tão popular e está ficando cada vez mais forte e ousado.
Agora, os profissionais de marketing não estão apenas colaborando com um ou dois influenciadores, mas estão trabalhando com toda uma rede de pequenos influenciadores de nicho relevantes. Esse tipo de influenciador obtém um envolvimento muito maior e custa muito menos. No futuro, mais e mais profissionais de marketing usarão essa estratégia e trabalharão com vários influenciadores menores ao invés de uma celebridade.
Mais controle regulatório e fiscalização jurídica
Embora existam inúmeros benefícios das mídias sociais, existem certos pontos negativos que surgiram nos últimos anos. A privacidade e a segurança dos dados são duas dessas questões que chegaram às manchetes de jornais, como o que aconteceu com o Facebook.
As mídias sociais podem ser usadas com muita facilidade para coletar informações sobre qualquer pessoa e usá-las de forma inadequada. Há alegações de que certas redes sociais vendem seus dados de usuários para outras empresas.
Diante disso, as redes sociais e os órgãos reguladores irão restringir suas normas e implementar mais políticas. A mídia social é considerada insegura por muitas pessoas e seria do interesse de todos mudar isso. Portanto, esteja pronto para mais regulamentos e restrições em todas as plataformas.
Fonte: Por: Werner Geyser
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