O conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) nunca esteve tão em alta entre os empreendedores. Sua compreensão, estruturação e prática são quase que uma obrigação para empresas que desejam inovar e conseguir uma posição de destaque no mercado. Logo, ter o conceito em sua empresa é quase que uma obrigação. Por conta da não percepção disso muitas empresas estão ficando para trás, mas quando falo que muitas, são muitas mesmo.
Neste artigo vamos tratar sobre o que é a Responsabilidade Social Empresarial, seus pilares, exemplos de ações de RSE e dicas para você implementá-la em sua empresa. Busque um cafezinho antes de começarmos porque aqui você verá como fazer com que o discurso de sua organização e a prática estejam sempre juntos. Continue com a gente e tenha uma ótima leitura!
O que é a Responsabilidade Social Empresarial?
A Responsabilidade Social Empresarial é um conceito que tem como princípio a necessidade de as empresas adotarem uma postura mais responsável em suas ações, uma exigência feita pelo próprio mercado.
Muitas organizações desenvolvem uma ideia de RSE, mas na prática nada acontece e o mercado está muito atento a isso. Com clientes mais conscientes e empresas sérias que buscam parceiros que acreditam nas mesmas causas, compartilham dos mesmos valores e praticam ações sociais em comum, quem cria uma falsa imagem de organização socialmente responsável tende a ser desmascarado muito cedo.
Você não consegue escapar da responsabilidade
de amanhã esquivando-se dela hoje.
Abraham Lincoln
A Responsabilidade Social Empresarial trás com ela o compromisso das empresas que buscam por algo que não limita-se apenas a criação de empregos, mas também proporcionar benefícios para a sociedade. Para que isso seja possível a RSE é fundamentada em 3 pilares: lucro; qualidade ambiental; justiça social.
Vamos falar um pouco sobre cada um dos pilares? Tome mais um gole de café, continue com a gente e confira agora mesmo.
Lucro
Para que seja possível promover qualquer ação de Responsabilidade Social Empresarial uma organização deve buscar formas de distribuir seus produtos ou serviços no mercado. Isso deve garantir o lucro de forma justa e com mínimos impactos à sociedade ou ao meio ambiente.
Qualidade ambiental
Aqui é importante lembrar que de forma direta ou indireta nossa conduta empresarial sempre causar algum impacto ao meio ambiente, não importa se isso ocorra de imediato, a curto, médio ou longo prazo. Lembre-se sempre disso e que por esse motivo você deve planejar as ações de sua empresa levando em conta os impactos ambientais que podem ser desencadeados. Minimize-os sempre e aja de forma ecologicamente correta.
Justiça social
Agir de forma que beneficie a sociedade é essencial na RSE, por isso pensar em ações que favoreçam a potencialização pessoal ou coletiva vai muito além de cumprir com as obrigações da legislação que, por exemplo, asseguram condições básicas de trabalho e salubridade para a preservação de pessoal, mas também promover outras ações. Continue com a leitura e confira alguns exemplos de RSE.
Exemplos de ações de Responsabilidade Social Empresarial
Se você chegou até aqui, então já deve ter notado a importância da Responsabilidade Social Empresarial, certo? Para te inspirar a iniciar ótimas ações em sua empresa separei alguns bons exemplos. Confira:
1. Debates internos
Sempre há algum assunto de interesse público em alta no universo digital e nos noticiários, então você pode promover debates com sua equipe buscando conscientizar os colaboradores que, por sua vez, terão uma boa pauta para levar o discurso adiante em conversas e outros debates que por ventura venham a participar.
2. Treinamentos
Investir em treinamentos para seu pessoal é uma dose certa de sucesso bilateral. Sua equipe se desenvolverá e então potencializará as ações profissionais, o que trará ótimos benefícios para a empresa.
3. Doações
Quando falamos de doações não limitamos o discurso apenas a doações em quantias monetárias importantes para a manutenção de instituições de caridade. Se o momento não permitir que sua empresa doe em dinheiro, então você pode organizar campanhas de coleta de roupas conservadas ou novas e alimentos.
Ah, sabe algo que você tem aí que vale muito mais que qualquer dinheiro? Seu tempo. Então por que não organizar cursos em uma entidade ou comunidade sobre empreendedorismo ou aquilo que você tem maior conhecimento? Quem sabe com uma ação como essa você não descobre algum talento para integrar à sua equipe?
Dicas para implementar a Responsabilidade Social Empresarial
Agora que você já sabe o que é a Responsabilidade Social Empresarial, conhece seus 3 pilares e entendeu alguns ótimos exemplos que passei para te inspirar, então é hora de aprender como implementar esse conceito em sua empresa. Está pronto?
1. Identifique os gatilhos
Os gatilhos serão as ações de sua empresa diante de uma crise ou ameaça. Aqui você deve planejar uma forma de resolver os problemas com as pessoas envolvidas e como dialogar sobre diversas situações, principalmente as relacionadas a questões como:
aumento da população;elevação de consumo;desmatamento;gasto de energia elétrica;gasto de água;aumento da produção de lixo.
2. Prepare argumentos sólidos
Procure informações sobre os problemas identificados. Depois, elabore planos de ação para identificar riscos que podem ocorrer caso uma ação social não seja estabelecida e oportunidades que podem surgir como resultado de uma boa ação. Vamos a um exemplo?
Vamos exemplificar usando o tópico de gasto de energia elétrica do item anterior das nossas dicas. Em muitas instalações empresariais é comum —acredite se quiser — os colaboradores deixarem o ambiente de trabalho ao final do expediente e manterem seus computadores ligados.
Tu te tornas eternamente responsável por
aquilo que cativas.
Antoine de Saint-Exupéry
Como risco podemos explorar o lado do constante aumento no valor das contas de energia. Como oportunidade podemos brincar e traçar um combo com os pilares da Responsabilidade Social Empresarial: com a simples atitude de desligar os computadores no final do expediente é possível reduzir o consumo de energia todos os meses e assim reduzir emissões de carbono (ambiental). Com essa redução toda a economia de dinheiro (lucro) pode ser aplicada em treinamentos (social). Viu que legal? Gostei disso e confesso que não estava na pauta. Risos.
3. Avalie a abrangência das questões
Aqui é necessário que você verifique como a empresa pode ser afetada por um problema e como os públicos interno e externo veem a questão. Leve em consideração os assuntos relacionados a questões éticas como: ética nos negócios;ecologia e meio ambiente;saúde e bem-estar;diversidade e direitos humanos;comunidades.
Após a execução de cada ação social é papel do empreendedor ou profissional responsável documentar os pontos fortes (tudo o que deu certo) e pontos fracos (lacunas que foram deixadas). Ah, vale lembrar que as ações também podem abrir caminho para riscos e oportunidades, então tenha sempre isso em mente e trabalhe com cenários.
>> Fonte: Paulo Machado | Jun 26, 2019 | Empreendedorismo
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