Saiba qual é a melhor opção para alavancar as suas vendas ou garantir um maior número de acessos ao conteúdo que você tem para exibir.
Quando uma empresa ou profissional precisa desenvolver um website, são muitas as alternativas que aparecem na hora de fazer uma busca. Porém, para quem não é do ramo, pode ser difícil diferenciar entre o que é Landing page e o que é Hotsite.
Embora possam caminhar juntos, é importante destacar que ambos têm objetivos específicos diferentes.
O que é um Hotsite?
Se traduzirmos a expressão Hotsitede forma literal teremos algo como “site quente”. De certa forma, é essa a ideia, mas vamos explicar melhor: em geral, os Hotsites são sites especiais criado com a finalidade de esquentar uma campanha de marketing.
Uma empresa de perfumes que esteja lançando uma nova fragrância, por exemplo, pode recorrer a um Hotsite para chamar a atenção do público. Nesse caso, ele pode funcionar como um mini site, com várias páginas, ou como umaLanding Page, com apenas uma página.
É importante ressaltar que um Hotsite pode ser “finito”. Ou seja, é possível criar um site especial para o lançamento de um produto e deixá-lo no ar durante um período determinado, por exemplo seis meses. Após esse intervalo de tempo, esse conteúdo pode ser incorporado ao site principal para que novos produtos – e novos hotsites – possam ser lançados.
Portanto, frisamos mais uma vez: um Hotsite pode ser composto de várias Landing Pages. O conjunto como um todo é construído com um objetivo macro enquanto o as Landing Pages são pensadas com um objetivo específico.
O que é uma Landing Page?
A expressão em inglês landing page, se traduzida para o português, seria algo como “página de aterrisagem”. Podemos defini-la como sendo uma página de destino quando o usuário pesquisa por um determinado termo. Ao clicar no resultado da busca ele “aterrissa” nessa página, sendo ela o primeiro contato do cliente com o seu produto ou serviço.
Em geral, o objetivo de quem desenvolve uma Landing Page é o de atrair o maior número possível de visitantes. Por isso, ela é uma página diferente da página inicial do seu site, cujo objetivo é transformar o tráfego de pessoas em leads e leads em clientes. Em outras palavras, são as páginas que capturam informações dos visitantes por meio de uma oferta, formulário ou ação (CTA - Call to Action) com o intuito de gerar a venda de um produto ou serviço.
Na home page, o objetivo é apresentar todas as opções do site para o visitante, de forma que ele continue a navegação. Já na Landing Page, a ideia é dar o máximo de informações sobre um determinado produto ou serviço, buscando sempre a conversão dessa visita, seja em um cadastro, um download ou uma compra.
Um mesmo site, portanto, pode ter mais de uma Landing Page. Pense em uma editora que vende livros. Ela pode ter em seu site uma Landing Page para cada uma das principais obras, ou mesmo para um segmento específico de livros. O importante é que essa página especial seja mais amigável aos buscadores, reúna um bom conteúdo e, acima de tudo, possa gerar algo mais do que uma simples visita.
Quando se trata de criar uma Landing Page, há duas abordagens possíveis. Você pode transformar uma das páginas mais visitadas do seu site em uma Landing Page, potencializando ainda mais os resultados, ou criar uma do zero. O importante, no final das contas, é aumentar o número de visitante e, consequentemente, melhorar as suas taxas de conversão.
Mas como fazer uma Landing Page que faça diferença nos seus negócios? Somente ter uma página no ar não adianta mais, pois todo mundo está adotando este tipo de estratégia no meio digital. Se você quer convencer seus leitores e espectadores em vendas, preste muito atenção nas dicas que vamos dar a seguir:
1. O primeiro scroll
A primeira porção de tela da página é a mais importante. Lembre-se que no jornal e revistas a “matéria de capa” sempre fica destacada por primeiro. É o mesmo caso aqui. O conteúdo mais importante precisa estar em evidência no primeiro scroll.
Além disso, evite menus (header) super altos para não empurrar esta área Premium demasiadamente para baixo, sobretudo se o seu site for responsivo. Vale muito a pena também configurar as páginas para carregarem tamanhos de texto menores no mobile para não ficarem muito longas.
O objetivo desta dica é um só: fazer com que o conteúdo mais fundamental nunca passe batido, não importando o dispositivo que o seu usuário está acessando.
2. Escolha cores complementares para criar contraste
Chamar a atenção visualmente é um dos pontos mais estimulados em uma Landing Page. Não é para menos, quando você consome, a embalagem ou o comercial do produto contam bastante para uma experiência mais gratificante, não é?
É por isso que estudar bem as cores e uma identidade visual moderna ajudam a gerar credibilidade e despertar desejo. Estude a psicologia das cores e use serviços como o Adobe Color CC, que ajuda a criar combinações de cores nos mais variados tipos de regras:
· Análogo
· Monocromático
· Tríade
· Complementar
· Composto
· Sombras
· Personalizado
Neste caso, usar o Complementar é uma boa dica, pois ele vai selecionar cores opostas no Círculo Cromático e você pode realizar o contraste.
3. Não se esqueça do conteúdo multimídia
O ser humano é visual. Se a sua Landing Page for apenas em texto corrido, a chance de ela ser desprezada aumenta consideravelmente. Use muitas imagens e vídeos para prender o leitor, intercalando em blocos com textos curtos e diretos.
A ideia é transformar a página quase em um infográfico, muito mais fácil de digerir e navegar. Use uma abordagem mais humana e mostre um rosto. Um sorriso ou simplesmente uma pessoa faz com que as pessoas criem empatia e fique mais propensa a ouvir o que você está dizendo.
4. Crie um senso de urgência
O texto da sua Landing Page precisa ser marketeiro na medida certa. Você não pode se vender demais e nem oferecer algo que não pode cumprir no prazo informado. Contudo, é válido usar uma abordagem que dê ênfase na alta demanda do produto, levando a crer que a sua venda é limitada.
Além disso, usar recomendações de clientes e reviews é altamente proveitoso se você endossar com honestidade. Se quem gosta do seu produto ou serviço depor a seu favor, a chance de que outras pessoas sintam mais segurança aumenta.
Nós, seres humanos, buscamos a confirmação social a todo momento. Se mais usuários pensam igual a nós, isso pode virar um fator decisivo de compra. Por fim, sempre tenha um botão bem grande em evidência com uma chamada para ação (CTA). Ele pode ser um formulário de cadastro ou um login.Deixe-o sempre à vista, seja pelo header ou no primeiro scroll. Lembre-se que é esta ação que permitirá prospectar novos clientes depois.
Outra dica: ofereça benefícios e não recursos. O cliente sempre busca a solução de um problema. Apresentar soluções é mais eficiente que apenas listar funcionalidades.
5. Use marcadores (bullets) e palavras-chave
Os textos precisam ser bem diagramados. Os seus clientes nem sempre lêem tudo e acabam pulando de bloco em bloco na busca de algo que prenda sua atenção. Sendo assim, colocar textos muito largos ou longos complicará a vida do usuário.
É neste momento que o uso de marcadores ajuda a evidenciar a informação útil e ao mesmo tempo estruturar visualmente o conteúdo para manter a audiência interessada. Também é vital exaltar as palavras-chave no título, URL e primeiro parágrafo do texto, ajudando o trabalho dos buscadores a categorizar a sua página.
Outra dica é colocar a chamada da ação na própria URL. Adicionar “/compre-o-produto-x” na página do CTA dá a certeza que o usuário encontrou o próximo passo.
6. Fale diretamente com o usuário
Imagine que o seu futuro cliente é um amigo que está do outro lado da mesa. Portanto, sua linguagem deve ser simples, direta e falada em primeira pessoa. Palavras como “seu, sua” ou “você” dão um tom mais pessoal que faz com que o cliente preste mais atenção.
Quanto mais eles gostarem do seu diálogo, maior a chance de se sentirem predispostos a testar o que você está oferecendo.
7. Evite poluição visual
Existe uma força no universo que fica latejando na cabeça de qualquer empreendedor em como ele deve colocar todas as vantagens do seu produto ou serviço na Landing Page. Afinal, ele estudou por alguns meses os concorrentes, o mercado e toda essa energia precisa se converter em algo produtivo.
Mas calma lá! Pense que esta é a primeira vez que os possíveis clientes vão ter contato contigo. Bombardeá-los com muita informação pode, na maioria das vezes, ser prejudicial. Aliás, muitas vezes você não tem nem certeza ainda do público que conseguirá direcionar. Vai que os cadastros obtidos provem que você deve realizar mudanças na sua estratégia porque o público mudou?
Portanto, limpe a página, atenha-se aos pontos mais importantes e permita que o usuário possa encontrar informações adicionais apenas se desejar. É claro, tenha certeza que toda informação vital está presente.
Seguir estes sete passos vai facilitar a criação de uma Landing Page bem construída e que realmente dialoga com o possíveis novos clientes. Elas são adições simples, mas que em todo o conjunto podem fazer toda a diferença em como a sua página é visualizada pela audiência.
Qual é a melhor opção?
Não há uma resposta exata para essa pergunta, pois cada projeto é único em sua concepção. Há casos em que já existe uma página com muitos acessos vindos dos buscadores e vale a pena transformá-la em uma Landing Page. Porém, há sites que não têm um conteúdo como esse e, nessas circunstâncias, criar um Hotsite e apostar em mais de uma Landing Page pode ser o melhor caminho.
Tudo vai depender da análise de uma agência especializada. Baseada nos seus objetivos é que serão definidas quais as melhores estratégias a serem adotadas. Portanto, não saia por aí comprando o primeiro “pacote” que aparecer sem antes ter certeza de que haverá uma equipe de especialistas para indicar quais são os melhores caminhos a seguir.
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Fonte: Nerdweb
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