A transmissão ao vivo é o teletransporte do presente. Com as melhorias nos serviços de 4G e evolução da internet, a tecnologia de transmissão ao vivo, também denominada live streaming, vem se posicionando como grande tendência em vídeo.
Não é novidade que as pessoas passam 24hrs conectadas, mas é novidade o fato de compartilhar estas experiências em tempo real.
Você sabe o que é Live Marketing? Esse é um novo formato de marketing, mas que vem conquistando muitas marcas atualmente. O foco dessa estratégia é aproximar a empresa de seus clientes, estimulando o engajamento e melhorando o branding.
Saber aproveitar ao máximo das suas ações e estratégias é fundamental. Por isso, conhecer as principais tendências de redes sociais é um trabalho tão importante. Ao compreender a fundo, por exemplo, o que melhor funciona com cada usuário, fica mais fácil de investir precisamente os recursos disponíveis para a sua equipe.
O que é live marketing?
Apesar da palavra live ser traduzida como “ao vivo”, live marketing vai muito além disso.
O live marketing – ou marketing de experiência – é uma atividade de comunicação que estimula a interação direta do consumidor com as ações publicitárias da marca, tudo em tempo real. Essas campanhas podem ser realizadas online ou offline, o importante é engajar o público.
Por que fazer live marketing?
Os clientes estão cada dia mais exigentes – e com razão! A cada dia que passa e com o acesso a informação, os consumidores buscam marcas com as quais se identifiquem e confiem. E quer uma forma melhor de transparecer confiança do que estimulando a interação do público?
O live marketing faz com que o cliente se sinta importante e parte de todo o processo. Veja abaixo alguns motivos para investir em marketing de experiência:
Existem um milhão de formas de fazer. Pode ser uma interação simples pelas redes sociais ou até uma campanha super elaborada que gaste milhões de reais; o importante mesmo é fazer o público participar.
É possível integrar diversas plataformas. Se você optar por fazer o live marketing online, não precisa se prender em apenas um plataforma. É possível usar várias redes sociais e o site da empresa, por exemplo.
A criatividade reforça o branding. Uma marca que cria campanhas interessantes sempre será lembrada e valorizada. Por isso, ao investir em marketing de experiência você ajuda a melhorar a identidade da sua marca.
Grandes chances de viralizar. Fez uma campanha incrível e divulgou um vídeo sobre ela? Campanhas em vídeo criativas tem grandes chances de serem compartilhadas. E, assim, sua ação local pode se tornar mundialmente conhecida.
É possível fazer live marketing de baixo custo para a empresa?
Fazer uma estratégia de live marketing pode ser bem mais simples do que parece. E, sim, é possível investir em marketing de experiência mesmo com baixo orçamento. Um exemplo disso foi a campanha da escola de inglês CNA, que por meio de videoconferência, a escola proporcionou aos alunos a oportunidade de conversar com nativos do idiomas.
Essa estratégia além de proporcionar ao aluno um maior contato com o idioma, deu aos idosos, que vivem em lares de terceira idade, não somente uma experiência inesquecível como também, companhia para conversar durante o dia.
Live marketing e vídeo marketing podem andar juntos?
Na verdade, o vídeo marketing não só pode como deve estar aparelhado ao live marketing! É por meio dos conteúdos em vídeo que as suas campanhas terão alcance global.
Por isso, é de extrema importância que grave e publique as ações da campanha. Assim, além de promover experiências aos clientes da ação realizada, a empresa conseguirá engajar ainda mais com o público online.
E, com isso as pessoas poderão achar sua empresa com mais facilidade nos mecanismo de busca, além disso, a sua mensagem poderá chegar em um público maior ao ser compartilhada em outras redes sociais.
1. Streaming
Você sabia que é possível realizar ações de marketing de experiência através das plataformas de transmissão ao vivo?
Com a evolução das redes sociais e com a possibilidade de os clientes interagirem em tempo real, as empresas passaram a adotar ações nas quais o cliente era a peça chave para o sucesso.
Um exemplo que vale a pena ser citado é da marca Acura. Através do Periscope, realizou uma ação de nome “Race Your Heart Out”. Nessa ação, podia-se visualizar dois carros competindo em um autorama durante uma live. Não parece nada de mais, não é mesmo?
A grande sacada dessa transmissão ao vivo era a maneira utilizada para os carros se moverem.
Cada automóvel movia-se de acordo com o número de likes, isto é, o veículo que recebia o maior número de curtidas corria mais rápido, podendo, dessa forma, vencer a brincadeira.
O objetivo dessa campanha era despertar um sentimento de nostalgia na memória das pessoas que brincavam com autoramas e sempre sonharam ter um carro de corridas.
No final, a transmissão mostra que o Acura poderia ser o carro dos sonhos da criança que se tornou adulto, mas não se esquecera da infância.
2. Redes sociais
De forma leve e descontraída a Lacta criou uma película a partir dos comentários feitos nos posts de divulgação do chocolate 5 Star.
O filme intitulado “O transportador Galáctico temporal e a volta dos robôs jurássicos de Marte” narra a história a partir de um novo posicionamento que a marca vem compartilhamento nas mídias digitais.
De acordo com o filme, ao consumir o chocolate, as pessoas acreditam ter forças, coragem ou cara de pau para fazer as coisas que têm vontade. Durante o longa, os comentários que deram origem à trama vão aparecendo e mostrando o nome da pessoa que idealizadora da ação que está ocorrendo.
Além de ter ficado muito divertido, vários consumidores disseram que compraram o produto por causa do filme compartilhado nas redes sociais.
Como fazer live marketing?
Achou interessante o marketing de experiência da Lacta? Então, anote nossas dicas de como fazer algo parecido em sua empresa. Vamos lá?
1. Esteja atento às oportunidades
A internet é o lugar ideal para ter ideias boas e realizar um bom marketing de experiência com o público.
Esteja atento a algum meme em circulação na rede ou algum comentário que seus seguidores tenham feito. Lembre-se que são de pequenos detalhes que grandes ideias aparecem.
2. Faça vídeo ao vivo nas redes sociais
Um forma de conhecer melhor seu público e descobrir se eles são engajados nas redes sociais é através de uma live.
Realize uma transmissão ao vivo e perceba qual o nível de interação de seus seguidores. Aproveite essa troca de experiência para anotar possíveis insights que, no futuro, poderão se tornar um live marketing de sucesso.
3. Pense fora da caixa
Pense em algo que irá agregar valor à sua marca, beneficiará os clientes e, além disso, possa ser útil a terceiros.
Assim, além de seu marketing de experiência ganhar destaque nas mídias sociais, sua empresa ficará mais conhecida.
Fonte: VidMonsters
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