Ser um produtor de eventos é uma das tarefas mais importantes relacionadas à esse mercado. Afinal de contas, colocar em prática as ações necessárias para que um evento não só aconteça como também tenha sucesso no que se propõe é a principal tarefa de um produtor.
Diferentemente do promotor de eventos, que cuida apenas na parte de divulgação do evento, o produtor de eventos é a pessoa responsável por fazer tudo acontecer, por colocar em prática as tarefas necessárias para que o evento realmente aconteça da melhor forma possível. Traduzindo: o produtor é o grande responsável pelo sucesso de um evento.
Confira então a lista com as 3 dicas infalíveis que você pode seguir para se dar muito bem na profissão de produtor de eventos e para conseguir se destacar nessa área que cresce bastante a cada ano.
1. Comunicação: principal arma para um produtor de eventos
Essa lista não poderia começar com outra dica. Para ser um produtor de eventos com destaque no mercado, desenvolver um alto nível de comunicação é fundamental. Ela será parte importante em todas as etapas da produção de um evento.
A negociação com fornecedores para eventos que disponibilizam componentes importantes precisa ser baseada em uma comunicação direta, objetiva, e que apresente uma alta capacidade do produtor em buscar as melhores opções para o evento.
Mas assim como na comunicação com os fornecedores, também é importante ter uma boa forma de contato com os patrocinadores do evento, já que são eles que ditarão o nível de investimentos no evento que pode utilizar.
E não podemos esquecer de todas as equipes que trabalham durante a produção do evento. É papel do produtor atuar como um líder, que mostra os caminhos que devem ser seguidos para que todos alcancem o objetivo principal, que é o sucesso do evento.
2. Novidades de mercado: saiba de tudo que surge na área de eventos
As nossas dicas são para que você, atuando como produtor de eventos, possa se destacar na profissão. E por isso estar sempre atualizado com as novidades do mercado é indispensável para alcançar esse objetivo central.
Implementar essas novidades será um diferencial enorme para ter sucesso em qualquer evento que atuar na posição de produtor. Inovar é dar um passo à frente da concorrência e usar de algumas armas para encantar seu público e oferecer diversas vantagens a todos os participantes.
Confira algumas dessas novidades que você já pode aplicar como produtor no seu evento e garantir o sucesso para todos os envolvidos, desde participantes até os patrocinadores e expositores.
Aplicativo para evento: Matchmaking
Através do aplicativo para evento, o produtor fornece uma ferramenta importante para todos os participantes. Ela possibilita que várias ações sejam realizadas, como por exemplo:
Rede social própria do evento: uma das funções mais importante do aplicativo para eventos é a rede social própria, que permite a todos os participantes publicarem o que mais chama a atenção e as novidades do que está acontecendo ao longo do evento, gerando interação entre todos;
Central de informações: uma das maiores dificuldades encontradas ao longo do evento é ter um canal de comunicação para que organizadores e a equipe de produção possa passar novidades ou detalhes sobre o evento. O aplicativo pode funcionar como esse canal, facilitando o trabalho ao longo do evento;
Mapa do evento: não há nada pior em um grande evento do que ter que buscar aqueles grandes mapas que ficam expostos. É difícil entendê-los para tentar achar o lugar que deveria ir naquele momento para acompanhar alguma atividade. Com o aplicativo, essas informações ficam disponíveis na palma da mão.
Como produtor de eventos, você pode ir além no que se refere a soluções tecnológicas. O uso do aplicativo permite que várias ações sejam feitas, mas existe uma que vem chamando muita atenção para resolver uma das maiores dores sentidas pelo produto de eventos, que é a dificuldade em gerar networking entre os participantes.
O Matchmaking é uma solução para esse ponto. A ferramenta funciona de forma conjunta com o aplicativo, e sua função é atuar como um “tinder” para eventos, unido pessoas que possuem os mesmos interesses em comum.
O contato dessas pessoas ao longo dos eventos pode gerar parcerias importantes e enriquecer o nível de conhecimento de ambos por conta do evento e ainda possui ferramentas como:
Collect: Eventos que contam com expositores precisam oferecer um “algo a mais” para que todas as partes envolvidas consigam sair ganhando com o evento em si. E para ter resultados positivos nesse quesito, é importante que conheça o Collect, solução que facilita a captação de contatos para os expositores. O Collect utiliza a câmera de smartphones dos expositores para fazer a leitura das credenciais de participantes que marcam presença no estande. Os dados daquele contato são armazenados automaticamente, e cada expositor ainda pode dar uma avaliação para cada participante de acordo com as chances de fechar um novo negócio logo em seguida.
3. Organização: ponto chave para um produtor de eventos
Ferramentas, patrocinadores, expositores, participantes, fornecedores, credenciamento… São muitos os fatores envolvidos durante a produção de um evento que requerem muita organização dos profissionais responsáveis por essa preparação.
É por isso que ser extremamente organizado é um dos fatores primordiais para ter sucesso como produtor de eventos. Essa característica será determinante para conseguir identificar um trabalho qualificado na produção de cada evento.
As dificuldades podem aparecer, e quase sempre aparecem ao longo da preparação de um grande evento, mas um alto nível de organização vai ajudar muito a todos os produtores quando for necessário resolver problemas e adversidades em todas as fases do evento.
Por isso lembre-se sempre dessas 3 dicas:
Comunique-se melhor para ter melhores resultados e atuar como líder ao longo do evento; Acompanhe as novidades de mercado para ter um evento de destaque aos olhos de todos os participantes; Seja organizado para conseguir contornar qualquer imprevisto na preparação de um evento.
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