Nada contra o tradicional formato de evento corporativo: coquetel + palestras + rodada de perguntas + networking no saguão.
Como dizem alguns: “Em time que está ganhando não se mexe”
Mas, em dado momento, chega a hora de tentar um evento corporativo diferente, para surpreender positivamente seus clientes.
A repercussão espontânea gerada é uma excelente maneira de atrair clientes.
Atualmente, diversas produtoras de eventos têm procurado diversificar essas atividades corporativas, com o objetivo de sair do lugar comum e causar um maior impacto nos convidados.
Conte com a i9Plus Marketing e Eventos para fazer seu projeto de evento diferenciado. Marque uma conversa conosco, clique aqui.
Mas o que seria um evento corporativo diferente?
Para ajudar você a ter boas ideias de eventos corporativos diferenciados, selecionamos algumas sugestões que podem fazer a diferença e transformar seus eventos em verdadeiras ações para fidelizar clientes.
Evento corporativo diferente: quais as vantagens?
Surpreender o cliente, ir além de suas expectativas, é a melhor maneira de fazê-lo intensificar o relacionamento com sua empresa.
E já pensou que incrível você chegar para um evento aparentemente “certinho” com um nome do tipo “Técnicas de Fidelização de Clientes: Supere suas Expectativas” e, ao chegar lá, ser recebido por uma trupe de malabaristas e um show de mágica?
Essa é a grande vantagem dos eventos corporativos diferenciados: eles inspiram uma forte emoção. E fortes emoções tendem a gerar duas consequências extremamente positivas para seu negócio:
Se transformam em memórias marcantes, que não saem da cabeça dos clientes.
Geram um marketing boca a boca bastante efetivo.
Com isso, é bem capaz que, em seu próximo evento, as suas inscrições bombem!
Confira nossas sugestões de evento corporativo diferente.
11 ideias de eventos corporativos diferenciados
A criatividade é ilimitada, mas alguma conexão com seu público-alvo é necessária. Veja como fazer isso!
1. Visita a locais incríveis
Imagine que você vai fazer um evento sobre inovação e leve seus convidados – sem que eles saibam antes, talvez – para o Museu do Amanhã?
É claro que para um evento desses ser viável, ele teria que ocorrer na cidade onde se localiza o local a ser visitado.
A verdade é que na correria do dia a dia, muitos moradores do Rio – por exemplo – nunca visitaram nem o Cristo Redentor, que dizer do Museu do Amanhã.
E assim ocorre em diversa outras cidades. Que tal proporcionar essa oportunidade para os participantes?
O segredo desse tipo de evento corporativo diferenciado é criar uma relação entre o local a ser visitado e o tema do evento. Além disso, ele deve conter uma parte de “fixação de conteúdo”. Uma palestra relacionada ao tema, antes ou depois da visita, por exemplo.
Em São Paulo, uma visita ao Planetário pode ser o pano de fundo para um evento sobre “Conquista de Novos Mercados”. Use sua imaginação!
Algumas dicas, dentre centenas que poderíamos dar, são o Instituto Inhotim, em Minas Gerais; o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba; o Museu Imperial, em Petrópolis; o Museu do Futebol, em São Paulo e tantos outros.
Tem uma dica legal de onde fazer um evento corporativo diferente em sua cidade ou estado?
Compartilhe com a gente nos comentários!
2. Jogos de negócios
Atualmente existem jogos de negócios bastante complexos em que se usam softwares especializados em simulações. Além disso, é possível customizar toda a experiência para as características de sua empresa.
A dica para que este evento seja um sucesso é criar um ambiente bastante realista. Uma cenografia de primeira, com personagens quase teatrais e fantasias para os participantes, vai dar um destaque especial a cada ação.
Em muitos casos, torna-se uma válvula de escape do ambiente corporativo. Os aprendizados serão lúdicos e divertidos.
Unir a tecnologia com o teatro é uma possibilidade para criar um evento de jogo de negócio realmente diferenciado e inesquecível.
3. Workshops “fora da caixa”
Fazer um evento sobre inovação e incluir na programação um workshop para “criar um novo produto”, usando massinha de modelar e peças de lego, é muito bacana.
Mas porque não ir além?
Que tal um workshop de degustação de vinhos, de escultura em argila ou mesmo para pintar seu auto-retrato à óleo?
Por a mão na massa em uma área não muito relacionada com a especialidade dos participantes pode ser aquele toque que faltava para um evento corporativo diferente ser um sucesso.
Pense nisso!
4. Incluir um show no evento
Um show de verdade! Já pensou comparecer a um evento onde imaginava ficar horas sentado ouvindo palestrantes e descobrir que o “gran finale” será um show de algum artista famoso?
Mais uma vez, é fundamental que haja uma relação entre o tema do evento e o show apresentado.
Esse tipo de programação pode até ajudar a conseguir patrocinadores, como os próprios produtores do show, querendo divulgá-lo entre um determinado público segmentado.
5. Evento esportivo
Por que não?
Da mesma forma que incluir um show em seu evento pode ser o diferencial que vai transformá-lo em um sucesso, assistir a uma apresentação de ginástica olímpica para ilustrar “força e determinação” ou de saltos ornamentais para sugerir a temática de “excelência e qualidade em serviços” é bastante efetivo e engajador.
6. Sustentabilidade
Parece ser algo chato e recorrente, mas na verdade fundamental nos dias de hoje e uma das tendências de eventos corporativos mais fortes, que é o cuidado em relação à sustentabilidade. Repensar o uso de recursos materiais, evitar o desperdício e pensar em ações que ressaltem a importância da reciclagem e da conservação do meio ambiente.
Esses são temas que há tempos chamam muito a atenção do público, tanto que consumidores continuamente pressionam empresas a se posicionar sobre o assunto e assumir uma postura mais sustentável.
Como cada vez mais pessoas priorizam comprar de marcas que demonstram sua responsabilidade ambiental, é natural que essa disposição — que já faz parte do branding de muitas instituições — seja transportada para o mundo dos eventos corporativos. Nesse sentido, exemplos práticos muito usados e que continuarão a fazer sucesso nos próximos anos são:
usar materiais recicláveis — ou, ainda melhor, reutilizáveis, como sacolas e canecas;
economizar energia e água;
compartilhar com os participantes informações sobre como a empresa faz para minimizar sua pegada de carbono (volume de emissão de gases poluentes);
doar o excedente de material;
arrecadar alimentos ou recursos diversos como ingresso para realizar uma posterior doação a alguma instituição.
7. Plataformas e aplicativos de gestão de eventos
Sempre presente na vida moderna, as novidades tecnológicas estarão em alta nos eventos corporativos. Ferramentas que serão muito usadas nesse ano são plataformas para gerenciamento de eventos, que colaboram para que todos possam tirar um melhor proveito da programação. Nesses aplicativos, o participante pode:
conferir o horário das atrações e se programar;
confirmar presenças e fazer reservas para um determinado workshop ou palestra;
receber atualizações e conteúdo sobre o evento;
fazer comentários e interagir com outras pessoas;
ter um processo de credenciamento facilitado.
Para os convidados, esses softwares proporcionam mais agilidade e conveniência e maximizam o engajamento. Simultaneamente, essa tecnologia é extremamente útil para os organizadores que, em suas dashboards, têm maior controle e organizam melhor todas as ações de logística e marketing do evento.
Por meio de comandos simples e coleta de dados, eles podem criar listas de presença, customizar preferências por usuário e automatizar uma série de tarefas redobrando o conforto e a segurança e otimizando o budget, tempo e mão de obra.
8. Marketing experiencial
O marketing experiencial tem o intuito, como o nome indica, de levar um usuário a ter uma experiência com a marca. Para que isso aconteça, a empresa foca no que o cliente pensa e elabora atividades interativas e relevantes.
Ações baseadas no marketing experiencial aplicadas em eventos elevam os níveis de envolvimento, participação do púbico e o ROI (Retorno sobre Investimento), além de assegurar que a marca seja lembrada mesmo após o término da solenidade. São 5 os tipos de iniciativas que podem ser feitas de acordo com essa abordagem:
sensoriais (vivências que aguçam os 5 sentidos);
emocionais (têm o objetivo de mexer com sentimentos e emoções);
cognitivas (envolvem o pensamento e o conhecimento);
comportamentais (levam a pessoa a pensar em seu estilo de vida e como age diante de certas situações);
relacionais (cria uma ligação com algo que seja do interesse do público, com o qual ele se identifica ou deseja ter ou ser).
9. Integração e análise de dados
A inteligência de dados é uma forte tendência no mundo empresarial como um todo, e essa tecnologia será popularmente utilizada em eventos corporativos em 2020.
Trata-se da prática de usar ferramentas como o CRM (Customer Relationship Management, em português Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente), para coletar dados sobre os participantes e expandir análises a fim de descobrir formas de aprimorar as próximas atrações e alavancar o ROI.
Outra aplicação comum da ciência de dados é a oportunidade que ela confere aos organizadores de personalizar ainda mais a vivência dos convidados. Toda pessoa gosta de sentir que uma empresa teve esse cuidado e o fez sentir único.
Com uma simples avaliação de dados levantados de pesquisas ou cadastros, a instituição pode disparar e-mails com linguagem humanizada e oferecer comandos e alternativas customizadas que encantem o usuário.
10. Equilíbrio entre online e offline
Na contramão dos avanços tecnológicos, há uma grande parcela de público que, ao mesmo tempo em que gosta das conveniências digitais, está à procura de uma vivência diferente.
Assim, uma tendência para eventos corporativos em 2019 é viabilizar dinâmicas totalmente offline, que dão espaço e tempo para a pessoa se desligar um pouco do caos da internet, refletir, internalizar pensamentos e se conectar com maior qualidade com os demais a sua volta.
Um tema muito atual é o Mindfulness, que diz respeito a um estado mental de total concentração no presente. Ao conseguir distanciar interrupções e preocupações, a pessoa é capaz de focar no que sente e dar atenção ao que acontece agora.
Mais e mais pessoas hoje em dia buscam atingir um equilíbrio entre as atividades online e offline. Nesse sentido, essas ideias podem ser incorporadas em seus eventos na hora de elaborar as atrações e exercícios.
11. Produção de conteúdo em parceria com influenciadores
Engajamento pré, durante e pós-evento é um assunto desafiador e que demanda criatividade. Algo que tem sido feito é a criação de conteúdo — em forma de vídeos, posts ou podcasts, por exemplo — em colaboração com influenciadores digitais para alimentar as plataformas.
A contratação dessas personalidades contribui para que o evento ganhe mais visibilidade e expressão com o público. Se for possível estender essa parceria, o influenciador pode ser convidado para cobrir o evento e fazer postagens sobre ele em suas redes sociais.
Com essas ideias inovadoras para seus eventos corporativos em 2019, sua empresa vai promover encontros mais relevantes, produtivos e inesquecíveis para seu público. Desse jeito, ela ganhará destaque no mercado e se tornará ainda mais competitiva.
A i9Plus Marketing e Eventos pode te auxiliar ou preparar todo seu projeto diferenciado e personalizado para sua empresa. Marque uma conversa, clique aqui.
>> Fonte: Júlio Paulillo, Co-founder e CMO do Agendor; COPASTUR Blog e Marcos Mantovan, Diretor da i9Plus Marketing e Eventos
#i9Plus #i9plusmkteventos #Marketing #Eventos #Planejamento #Consultoria #BlogDicas #Blogi9Plus #Blog #Dicasdemarketing #Dicasdeeventos #tendenciasdeeventos #tendencias #marketingdigital #dicasdebranding #branding #brandpersona #brand
Comments