Análise SWOT é uma ferramenta simples, mas poderosa para o planejamento estratégico de qualquer organização. Ela permite analisar a situação atual do negócio e tirar conclusões que irão ajudá-lo no futuro.
Usar o método SWOT para planejamento estratégico implica em reconhecer elementos internos e externos que afetam o cumprimento dos objetivos pretendidos pela empresa.
Veja, nesta postagem, detalhes importante que vão ajudá-lo a usar esta metodologia de forma ágil e prática.
Dicas para o uso do método SWOT para planejamento estratégico
As informações obtidas por meio do método SWOT para planejamento estratégico ajudarão a definir ações futuras e tornarão mais fácil a maneira de abordar a solução de possíveis problemas.
Uma vez feita a análise, você pode potencializar os elementos positivos, minimizar ou evitar os elementos negativos e ainda ter suporte para:
· Tomar melhores decisões;
· Planejar objetivos mais concretos e realizáveis;
· Identificar os recursos necessários ao negócio;
· Reconhecer as vantagens e desvantagens de diferentes opções e alternativas;
· Definir prioridades;
· Rever ou atualizar o seu planejamento estratégico.
Entendendo os níveis de diagnóstico
O diagnóstico da matriz SWOT é composto por dois níveis: a análise interna e a análise externa.
A primeira consiste em fatores que fazem parte da rotina da sua empresa e nos quais você pode exercer o controle. Já a segunda, refere-se a elementos que estão fora da organização, que interagem com ela e que a afetam, mas não sobre os quais não se tem controle direto.
Na perspectiva interna:
Essa análise deve verificar os pontos fortes e fracos da empresa: Elementos positivos e negativos que constituem o seu negócio e os recursos para atingir seus objetivos. Exemplos disso podem ser: a clareza dos objetivos de negócio, a motivação da força de trabalho, a reputação da marca, entre outros.
Na perspectiva externa:
Essa análise deve considerar quais são os elementos do ambiente que a sua empresa pode (e deve) levar em consideração para a realização eficaz de suas metas e objetivos. Estes elementos podem ser sociais, econômicos, políticos, ambientais ou tecnológicos. Alguns exemplos são: a concorrência de outras organizações, novas tecnologias, necessidades não atendidas no mercado, impactos da política econômica, entre outros.
Diagnóstico estratégico da análise SWOT
A análise SWOT oferece um olhar adequado aos gestores para as oportunidades e ameaças oferecidas pelo ambiente, a fim de obter o equilíbrio adequado entre a estratégia interna e competitividade externa.
Uma vez que o objetivo final do método SWOT para planejamento estratégico é encontrar a posição para onde o negócio deve se mover e observar a concorrência, esta análise nos ajuda a ter uma visão geral da empresa, apontando o que é necessário procurar para identificar e medir os seus pontos fortes.
Sempre temos de nos concentrar em melhorar os nossos pontos fortes para compensar nossas fraquezas e aproveitar as oportunidades para tornar o negócio rentável, evitando assim certas ameaças.
É essencial realizar uma análise SWOT periodicamente para nos ajudar a avaliar nossa competitividade no mercado, valendo-se dela como uma ferramenta para propor possíveis novas estratégias.
E lembre-se que conduzir a análise SWOT como base para a realização ou revisão do plano de negócio ajuda a eliminar a subjetividade no processo de tomada de decisão, tornando, assim, a ferramenta realmente útil ao planejamento estratégico da empresa.
E então? Alguma dúvida sobre a importância de considerar o método SWOT para planejamento estratégico de sua empresa? Então conte para nós deixando seu comentário.
Veja também esse exemplo: Matriz de decisão: saiba o que é e veja exemplos de aplicação
Fonte: Vera Maria Stuart Secaf , Setting
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